Itatiaia -RJ 

Desenvolvimento econômico de Itatiaia é tema de reuniões no Rio de Janeiro

SECOM 

Os Secretários de Desenvolvimento Econômico, José Luiz Ribeiro Xavier, e de Administração Tributária, Ernane Dias, reuniram-se na segunda-feira (06/06) com o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais do Estado do Rio de Janeiro, Cássio Cunha, e o Assessor Especial da AgeRio (Agência Estadual de Fomento), Roberto Fonseca. O objetivo dos encontros foi restabelecer um canal de comunicação com a área de desenvolvimento econômico do governo estadual, para possíveis parcerias.

“Verificamos que, infelizmente, Itatiaia hoje não consta em nenhum dos indicadores do governo estadual na questão de desenvolvimento econômico. Não há nenhum convênio ativo, programa ou projeto. Neste primeiro contato não houve uma pauta específica. Nosso foco foi identificar como o Estado pode nos auxiliar, concretamente, para criarmos o melhor ambiente de negócios possível. E as possibilidades são muito boas”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico de Itatiaia, José Luiz Ribeiro Xavier.

Para o Secretário de Administração Tributária, Ernane Dias, o município tem alguns deveres de casa para fazer, entre eles mapear possíveis áreas para expansão industrial e qual a infraestrutura de que dispõe quanto a edificações para o desenvolvimento de eventuais projetos. “Creio que após esta etapa poderemos pensar em organizar uma rodada de negócios, com a presença do governo do Estado, fazendo com que efetivamente Itatiaia aumente sua presença no cenário do desenvolvimento econômico fluminense”, opina.

Na reunião com a AgeRio os secretários conheceram as linhas de crédito que são disponibilizadas aos municípios nas áreas públicas e privada, para investimentos em diversos segmentos, como os setores de aquisição de  equipamentos, infraestrutura e saneamento básico, dentre uma gama de possibilidades.

“Só para se ter uma idéia, estaria liberado hoje para Itatiaia recursos da AgeRio da ordem de R$ 77 milhões por ano para investimentos, mas nenhum projeto foi apresentado anteriormente. As possibilidades de parceria são boas e a Casa do Empreendedor, projeto da AgeRio, por exemplo, seria uma iniciativa  interessante, para levar o Programa de Microcrédito Produtivo Orientado aos empreendedores de Itatiaia, fomentando nossa economia local, onde o turismo é uma das vocações do município que precisa ser estimulada”, afirma Xavier.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *