Empresas do Simples Nacional têm oportunidade de recuperar créditos Fiscais

Empresas que optam pelo regime tributário do Simples Nacional podem reaver créditos fiscais, uma vantagem pouco conhecida dessa modalidade. Essa possibilidade pode trazer alívio financeiro e impulsionar o crescimento dos negócios.

Além de facilitar o pagamento de impostos, o Simples Nacional permite que empresas recuperem créditos referentes a tributos pagos a mais ou indevidamente. Esses créditos podem ser utilizados para abater impostos futuros ou serem ressarcidos em dinheiro, caso não haja débitos pendentes.

Os créditos podem ser gerados em diversas situações. Por exemplo, quando uma empresa compra mercadorias para revenda e paga impostos além do devido, a diferença pode ser recuperada como crédito fiscal.

Outro caso comum é quando uma empresa antecipa o pagamento de um imposto, mas acaba vendendo menos do que o esperado, gerando um saldo a favor, que pode ser convertido em crédito.

O processo de recuperação de créditos é relativamente simples, mas requer seguir os procedimentos corretos. As empresas interessadas devem solicitar à Receita Federal, apresentando documentos que comprovem o direito ao crédito, como notas fiscais e guias de recolhimento.

Após análise dos documentos, a Receita Federal verifica a veracidade das informações e, se estiver tudo correto, libera o crédito para a empresa. O valor recuperado pode ser usado para compensar débitos tributários ou solicitado como ressarcimento.

Essa oportunidade de recuperação de créditos do Simples Nacional é valiosa para as empresas, pois alivia a carga tributária e fortalece a saúde financeira dos negócios, permitindo investimentos e aumentando a competitividade.

A recuperação de créditos do Simples Nacional pode fazer a diferença no orçamento das empresas e contribuir para o seu sucesso no mercado, lembrando que é possível a recuperação de créditos dos últimos 05 anos de recolhimentos realizados.

Dr. MATEUS HENRIQUE BRANDÃO, Advogado, MBA em Recuperação de Créditos Tributários e Previdenciários, dedicado a Advocacia Trabalhista, Consumerista e Relações Contratuais Empresariais.

Instagram: @mateusbrandao.adv

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *