Entrevista  com  a Drª Maria Amélia Rocha 

ELEIÇÕES 2022

Drª  Maria Amélia Rocha casada com o empresário Vitor Rocha e mãe de dois  filhos Samira e Enzo Rocha. Natural de Nova Iguaçu,  cristã uma e mulher de fibra,  com a sua formação  de  Odontóloga  e especialista em Endodontia. Pós Graduada no Programa da Saúde da Família  a qual trabalha  durante  15 anos.

 Por vias de fatos verdadeiramente onde ela  viu as  reais necessidades,  pelas quais passam nosso povo sofrido.  Nesse sentido se  aprofundou nas ações sociais, tentando  sempre levar um alento a todos que precisam.                                   

Hoje amadurecida na esfera politica  e tendo participado de duas eleições, decide criar projetos e meios para agregarem formas para construir projetos sustentáveis para o bem comum da nossa sociedade.  Atualmente é  Presidente Estadual do Movimento das Mulheres do Mobiliza 33 e Parceira da Abrasocial com inúmeras ações permanentes por todo Estado do Rio de Janeiro. Com ações nas áreas da Saúde,  Educação e Social, sente -se honrada em produzir benefícios de uma forma positiva   ao lado de uma preparadíssima  equipe, pronta a atender a todos de uma forma carinhosa e singela.  A Drª Maria Amélia Rocha  sempre se colocou  a disposição do povo  e agora como pré-candidata à Deputada Estadual pelo Rio de Janeiro

Jornal Expresso do Brasil- O que te atraiu inicialmente para a especialidade de endodontia?

Dra Maria Amelia – Fiquei interessada na endodontia inicialmente na universidade de odontologia. Os meus professores  que me incentivaram no  programa de graduação em endodontia, e foram eles quem fez meu interesse despertar. Eles enfatizavam a importância de diagnósticos endodônticos apropriados, que podem ser desafiadores em casos de dores vagas. Durante a minha residência de práticas gerais, fui exposta a procedimentos endodônticos mais avançados. Eu  tive uma influência impactante na minha educação endodôntica e proporcionou aos residentes uma base sólida sobre o essencial do tratamento endodôntico. Os meus professores  enfatizava a complexidade da anatomia dos sistemas de canais radiculares e os respectivos desafios de tratamentos. Minha co-residente e eu ingressamos na especialização endodôntica. Enquanto eles ensinava em algumas  Universidade aqui no Rio, trabalhei de perto com o departamento de endodontia e fiquei admirada  com os desafios do tratamento endodôntico.

Jornal Expresso do Brasil – Como que a  senhora se envolveu nos batidores politicos, alias quem te incentivou a estar nesta esfera  ?

Dra Maria Amelia –  O meu esposo Vitor Rocha, que sempre foi o meu professor nesta esfera politica. Ele assumiu diversos cargos burocraticos no Governo do Estado e sempre articulou diversas bases politicas, tanto na Baixada Fluminense e no Rio em diversas siglas partidarias. Atualmente ele e oc Coordenador Estadual do Mobiliza 33, ao lado do nosso presidente estadual Fabio Freitas, ambos em conjunto  estão fazendo um belo trabalho na montagem da nominta de federal e estadual para esta eleição. Na realidade eu  nunca poderia imaginar sobre a grau de complexidade que eu iria  adquirir ao longo  da minha vida e  uma uma concepção  intrigante, o qual descobri pelo intermedio dele que a politica são para os forte e nunca para os fracos. Porem foi ele  que me mostrou , como que funciona as facetas malefica existentes  debaixo das cortinas des teatros da tesouras. Tenho demonstrado o papel da mulher nesse cenário. Uma característica predominante da mulher é a sensibilidade. Eu sou esposa, mãe e filha  mas eu também sou uma cidadã comum, sou uma mulher que sai de casa todos os dias para enfrentar os meus obstáculos, eu também tenho meus traumas, as minhas dores, que, muitas vezes, ficam para trás em benefício da minha família, da população. Quando eu me coloco a serviço da população em vulnerabilidade social, eu estou colocando para o meu filho qual é o papel que a mãe dele exerce, que contribuição podemos deixar para a sociedade”, concluiu Dra Maria Amelia. 

Jornal Expresso do Brasil – O que a senhora espera nestas eleiçoes que estão as portas e qual seria o seu sonho para o Brasil ?

Dra Maria Amelia – Eu desejo  destacar  a importância das mulheres se verem nesses espaços, algo ainda insuficiente, tendo em vista a pequena quantidade de mulheres representadas nos mais diversos poderes. Estamos conquistando os  nossos espaços por meio de muitas lutas, contudo somos a maioria das pessoas com diplomas universitários, a maior parcela da população, somos a maioria do eleitorado, mas ainda somos apenas 15% no Congresso Nacional, menos de 15% no Senado e aqui, no Rio, são 10%  de 70 parlamentares. É preciso que isso surja da base, para que as meninas vejam na política também a possibilidade de alçar voos para que nos representemos e democratizemos esse espaço, que precisa representar a todos e a todas também, destacou.

Ao longo dos anos, os espaços públicos foram sendo ocupados por mulheres, que trouxeram consigo um olhar mais humano, probo e cuidadoso com a coisa pública, mesmo assim, ainda temos um cenário desigual na política, cheio de preconceitos morais e de violência contra as mulheres. De acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no ano de 2018, o Brasil ocupava a posição 152 no ranking de 190 países sobre presença de mulheres em parlamentos. Essa realidade precisa mudar e essa lei vem também com o objetivo de despertar o olhar para isso. 

Jornal Expresso do Brasil – Em suas declarações finais,  se a senhora for eleita! Quais serão as suas  primeiras medidas, assim quando assumir a sua cadeira como uma legisladora no Estado do Rio  ?

Dra Maria Amelia- Com o meu  tema “Saúde para todas as mulheres”, eu irei criar o  seguimento  com ações de Saúde nas unidades de Urgência e Emergência sendo intensificadas durante o tempo todo: em parcerias com Institutos Sociais, iremos criar salas de espera com temáticas diversas sobre os direitos da mulher; Disponibilização de kits informativos e folders educativos sobre prevenção de IST´s; Orientações e Informações sobre Cuidados Preventivos a Saúde da Mulher estarão  entre os serviços disponíveis.

Eu disserto  diante do tema ‘O que você precisa saber sobre violência contra a Mulher’. “Além de mencionar sobre o projeto, falarei  sobre a política pública de enfrentamento a violência contra à mulher e políticas públicas em favor da mulher, em todas as áreas, como saúde, empreendedorismo, entre outros. Será  maravilhoso poder estar a representar as mulheres  determinadas e dispostas a contribuir na sociedade ajudando e apoiando outras mulheres.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *