Indústrias de aviação e telecomunicações dos EUA avançam sobre 5G

Setores lidam com possível interferência do 5G em operações
aéreas

David Shepardson – da agência Reuters – Washington
Reuters
As indústrias de aviação e de telecomunicações dos Estados Unidos
conseguiram progresso para lidar com as preocupações sobre a segurança aérea
diante de possível interferência das transmissões de telecomunicações 5G na
operação de aeronaves.

O grupo de telecomunicações CTIA, a Airlines for America e a Aerospace
Industries Association afirmaram – em declaração conjunta – que “após
discussões produtivas, vamos trabalhar juntos para compartilhar os dados
disponíveis de todas as partes para identificarmos as áreas específicas de
preocupação para a aviação”.

“Os melhores especialistas e técnicos de ambas as indústrias trabalharão
coletivamente para identificar um caminho a seguir, em coordenação” com a
Federal Communications Commission (FCC) e a Federal Aviation Administration
(FAA), segundo o comunicado.

“Trabalhando de forma colaborativa e de boa fé em uma solução baseada em
dados, podemos alcançar nosso objetivo comum de implantar o 5G enquanto
preservamos a segurança da aviação”, acrescentaram os grupos.

AT&T e Verizon, que venceram um leilão de frequência de 80 bilhões de dólares,
têm planos para implantar a banda C do espectro 5G no início de janeiro.

Interferências preocupam
Tanto a indústria de aviação quanto a FAA levantaram preocupações sobre a
potencial interferência do 5G em componentes eletrônicos sensíveis de
aeronaves, como altímetros de rádio.

A FAA afirmou se sentir satisfeita que os fabricantes de aeronaves e empresas de
telecomunicações “estão tomando medidas para testar o desempenho de
dezenas de altímetros de rádio no ambiente 5G de alta potência previsto para os
Estados Unidos”.

A entidade acrescentou que funcionará “para garantir que o teste forneça
margens de segurança adequadas e considere a variedade de sistemas de
segurança que dependem de informações precisas de altímetros de rádio”.

A Airlines for America disse que, se a diretiva da FAA sobre o 5G estivesse em
vigor em 2019, cerca de 345 mil voos de passageiros e 5.400 voos de carga
teriam enfrentado atrasos, desvios ou cancelamentos.

A CTIA afirmou que o 5G é seguro e que o espectro está sendo usado em cerca
de 40 outros países. A CTIA já havia acusado a indústria da aviação de fomentar
medo e distorcer os fatos em torno da tecnologia.

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