Brasileiros ficaram, em média, dez horas sem energia elétrica em 2023

Os dados são da ANEEL (Agência Nacional de
Energia Elétrica)

 

Sayonara Moreno – Repórter da Rádio Nacional – Brasília
Apesar da leve melhora, os consumidores brasileiros somaram uma
média de 10 horas sem energia elétrica, no ano passado. Os dados
são da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), que divulgou
o resultado do desempenho das distribuidoras no fornecimento de
energia elétrica em 2023. O levantamento ainda aponta que foram
mais de 5 quedas de energia, na média do ano.
Na ponta do lápis, o país ficou 10,43 horas sem energia, enquanto
que em 2022, foram pouco mais de 11 horas. A agência reguladora
também mostra que o valor das chamadas “compensações pagas
aos consumidores” aumentou. São os descontos para compensar a
má qualidade do fornecimento de energia e que são dados
automaticamente na conta de luz.
No ano passado, 22 milhões de consumidores receberam essa
compensação, que passou de 1 bilhão de reais. Enquanto que no
ano anterior, o valor passava dos 700 milhões. A ANEEL atribui
esse aumento à melhoria das regras que obrigam as empresas a
compensarem mais dinheiro aos brasileiros que receberam os
piores serviços.
O levantamento também analisou cada uma das empresas de
energia do país e fez uma lista por ordem de desempenho. Entre as
de grande porte, o destaque positivo ficou com a CPFL Santa Cruz,
em São Paulo capital; Equatorial Pará; Neoenergia Rio Grande do
Norte e ESS. Os piores desempenhos de grande porte ficaram com

a Equatorial Goiás; seguida da Equatorial Rio Grande do Sul e da
Neoeneria Brasília.

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