SANTA CASA DE RESENDE REALIZA 1ª CIRURGIA DE CÂNCER DE RETO POR VIDEOLAPAROSCOPIA PELO SUS DO SUL DO ESTADO DO RJ

Procedimento é considerado um dos mais complexos e requer materiais cirúrgicos de ponta para minimizar quadro clínico dos pacientes SECOM A Prefeitura de Resende realizou a primeira cirurgia de câncer de reto por videolaparoscopia do Sul do Estado pelo Sistema Único de Saúde. O procedimento aconteceu na manhã do último sábado, dia 18, na Santa Casa de Misericórdia e contou com uma equipe médica de cirurgiões proctologistas, anestesiologista e equipe de enfermagem.

De acordo com o coloproctologista Hugo Ribas Neto, cirurgião principal do procedimento e diretor do Hospital Municipal de Emergência, esta é considerada uma das cirurgias por vídeo mais complexas a serem realizadas e requer materiais cirúrgicos de ponta, os quais já estão disponíveis tanto na Santa Casa quanto no Hospital de Emergência.

– A cirurgia por vídeo reduz o tempo de internação hospitalar, diminui a dor pós-operatória e é feita por pequenos orifícios na pele de 1 centímetro cada. Este é um marco para a história da saúde de Resende, que vem investindo desde 2017 em melhorar os equipamentos para atender as demandas dos pacientes. O Hospital de Emergência, referência em atendimento 24 horas na região, também tem os aparelhos necessários para realizar este e os demais procedimentos – explicou Jayme Neto, secretário de Saúde de Resende.

Para que estas cirurgias de alta complexidade pudessem acontecer por meio do SUS, a Prefeitura de Resende investiu e fez melhorias nos equipamentos hospitalares para oferecer o que há de mais tecnológico aos pacientes que demandam procedimentos delicados.

Março Azul-Marinho

Uma das campanhas realizadas neste mês é a “Março Azul-Marinho”, em conscientização ao câncer colorretal, o terceiro mais comum no Brasil, de acordo com informações do Instituto Nacional de Câncer (Inca).

O câncer colorretal tem origem no intestino grosso (cólon) e no reto, região final do sistema digestivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *